Kenei Mabuni (1918-2015)
Kenei Mabuni nasceu dia 13 e Fevereiro de 1918, em Shuri, Okinawa. É o primeiro dos três filhos de Kenwa Mabuni, fundador do Shito-ryu. Começou seu aprendizado quando criança, aos 6 anos, e recebeu instrução em Karate e Ju-jutsu diretamente de seu pai durante todo sua infância, também aprendeu Kendo com Yasuhiro Konishi.
Depois que Kenwa Mabuni mudou-se com a família para o distrito de Kansai, em Osaka no Japão, em 1929, Kenei Mabuni passou a acompanhar seu pai nas funções relacionadas ao Karate e às vezes participava de algumas das demonstrações que foram realizadas nos anos 30.
Por diversas vezes Kenei Mabuni foi acolhido pela família de Konishi nas ocasiões em que seu pai viajava para ensinar no distrito de Kanto em Tóquio. Kenei Mabuni conheceu e pode aprender com muitos mestres famosos de Karate que vieram até Osaka para estudar com seu pai, entre eles: Choki Motobu, Moden Yabiku, Gichin Funakoshi, Chojun Miyagi, Kanbun Uechi, Seiko Fujita e Hironori Otsuka, entre outros. Além disso, Kenei Mabuni aprendeu Okinawa Kobudo, Aikido, Jukendo Renya Buntai (arte do fuzil com baioneta) e Ninjutsu com o mestre Seiko Fujita, do Koga-ryu.
Após a Segunda Guerra Mundial, Kenei Mabuni continuou a ajudar seu pai na divulgação do Shito-ryu Karate-do por todo o Japão.
Logo após a morte de seu pai em 1952, Kenei Mabuni tomou a frente do estilo, tornando-se o segundo Soke. Em Novembro de 1960, tornou-se Presidente da matriz da Nippon Karate-do Kai localizada no distrito de Kansai em Osaka, enquanto Manzo Iwata foi nomeado Presidente da matriz do distrito de Kanto em Tóquio, alguns anos depois a unificação destas matrizes resultaria na Nippon Karate-do Shito-kai.
Em 1962, Kenei Mabuni iniciou uma série de viagens por todo o mundo para divulgação do Shito-ryu Karate-do, visitou a Guatemala, Honduras e os Estados Unidos.
Em 1963, Mestre Kenei Mabuni, com 45 anos então, visitou o México pela primeira vez onde ensinou na Associação Mexicana de Karate-do, permaneceu no México por três meses apoiando o Sensei Murata.
Em 1970, durante o campeonato de inauguração da WUKO – World Union of Karate-do Organization – Kenei Mabuni demonstrou o Kata Nipaipo ensinado a seu pai pelo mestre chinês Wu Xian Gui (GogenKi).
Em 1972, Kenei Mabuni foi nomeado examinador de Primeira Classe pela FAJKO – Federation Of All Japan Karate-do Organization.
Em 15 de janeiro de 1984, Kenei Mabuni recebeu uma medalha em reconhecimento a seus serviços e contribuições as artes marciais oferecida pelo Nippon Budo Kyogi-kai (Conselho das Artes Marciais Japonesas).
Em 17 de março de 1993, em Osaka no Japão, Kenei Mabuni ajudou a fundar a Federação Mundial de Shito-ryu e foi nomeado “Sosai” (Diretor).
Até sua morte, em 19 de dezembro de 2015, aos 97 anos, o Mestre Kenei Mabuni – 10º Dan foi o Governador da Nippon Karate-do Shito-kai a nível mundial, Conselheiro Técnico da Federação Japonesa de Karate (JKF – Japan Karate Federation) e um dos Grandes Mestres de Shito-ryu Karate-do que existiu. Por sua história pessoal e suas muitas experiências era considerado uma verdadeira enciclopédia de Artes Marciais.
—————–
Referências:
JFK SHITOKAI. Profile: Kenei Mabuni, Soke. Japan Karatedo Federation Shitokai. Disponível em: <http://www.karatedo.co.jp/shitokai/English/et-index.html>. Acesso em: 24 de agosto de 2017.
TANZADEH, Sensei A. Kenei Mabuni. Shito-ryu Karate-do Cyber Academy. Disponível em: <http://shitokai.com/shitoryu.php>. Acesso em: 17 de Março de 2005.
TANZADEH, Sensei A. Kenei Mabuni (1918-2015). Shitoryu Karate Canada. Disponível em: <http://shitokai.ca>. Acesso em: 24 de agosto de 2017.
WSKF. Profile: Kenei Mabuni, Soke. World Shitoryu Karatedo Federation. Disponível em: <http://www.karatedo.co.jp/shitokai/wskf/>. Acesso em: 24 de agosto de 2017.