Home  »  Kyoshi Shoko Sato

Shoko Sato

Mestre Shoko Sato é considerado um dos grandes mestres e pioneiros do Karate-do tradicional japonês.

​Nasceu em 1945, em Miyagi, Japão, e começou a praticar Karate-do quando era adolescente, no início da década de 1960, com o grande mestre Manzo Iwata, um discípulo direto do fundador Kenwa Mabuni.

​O mestre Sato, então, matriculou-se na prestigiada Universidade de Toyo, em Tóquio, também conhecida como uma potência dentro do Karate-do, focada no aspecto competitivo. Neste período, suas habilidades foram reconhecidas chegando a ser nomeado “capitão” da equipe de Karate-do da referida Universidade, tornando-se o líder do grupo durante a realização do “All Japan Karate-do Championship”, no final dos anos 60.

​Após sua graduação, trabalhou como economista para um curto período de tempo e, em seguida, foi designado para difundir o Karate-do na América Latina, rumando especificamente para a Venezuela, onde é considerado o “Pai do Karate”, tanto no aspecto tradicional, como no aspecto desportivo.

​Atualmente, é o Vice-diretor da World Shito-ryu Karate-do Federation (WSKF), responsável pela região Pan-Americana, e também é o Presidente da Pan-American Shito-ryu Karate-do Federation (PSKF).

​Mestre Sato detém 8º Dan em Shito-ryu Karate-do, sendo um dos mais jovens mestres a atingir uma graduação tão elevada.

​O mestre Sato continua a viajar por todo o mundo ensinando Karate-do. Seu estilo de ensino é voltado para todas as pessoas, independentemente da idade, classe social, sexo ou capacidade. Sua didática de ensino permite que qualquer pessoa possa avançar dentro do Karate-do, em seu próprio ritmo, recebendo sempre incentivo e motivação, mas nunca sendo pressionada além das suas capacidades. Sempre mantém um nível de familiaridade, compreensão, flexibilidade e respeito por cada um de seus alunos. Sua forma de pensamento recai sobre o fato de que se não interagir com os alunos, eles acabam criando maus hábitos, e da mesma forma, terminam desenvolvendo um Karate-do ruim.

​Está sempre disposto a ensinar Karate-do para qualquer pessoa disposta a aprender. Devido a isso, ele tem muitas vezes comprometido seu tempo, seu dinheiro e sua vida pessoal para alcançar esse objetivo. É justamente isso que o faz verdadeiramente único entre os instrutores de artes marciais.

​Ensinar Karate-do não é realmente um trabalho, é um modo de vida que lhe agrada.

—————–

Referências:

Master Shoko Sato Official Webpage. Master Shoko Sato (Kyoshi). Disponível em: http://shoko-sato.com/. Acesso em: 29 de agosto de 2017.

​Shitoryu Karate Canada.  Master Shoko Sato (Kyoshi), President of Pan-American Shitoryu Karate Do Federation. Disponível em: http://shitokai.ca. Acesso em: 29 de agosto de 2017.