Seisho Aragaki (1840-1918)
Seisho Aragaki nasceu em 1840, na cidade de Kumemura, Okinawa, e era conhecido como “Maya”, “o gato”, devido suas habilidades para saltar, também era chamado “Kamadeunchu” (“Kamade” significa “mãos de foice” e “Unchu” era o nome de um Kata, hoje conhecido como Unsu ou Unshu) e “Guwa”, “o pequeno”. Atuava como interprete oficial do governo e viajou diversas vezes para a China, devido seu oficio.
Aragaki possuía o título Chikudun Peichin que era conferido aos funcionários da corte real de Ryukyu (Okinawa) e era equivalente ao título Samurai no Japão.
Sabe-se que Aragaki foi um grande mestre se “To-de” e que, da mesma forma, foi muito procurado, no final de sua vida, por diversos mestres em busca de conhecimento. Alguns de seus alunos mais famosos foram: Kanryo Higaonna, Gichin Funakoshi, Kenwa Mabuni, Kanbun Uechi, Tsuyoshi Chitose e Kanken Toyama. Apesar de sua fama, como mestre, e de ter tido descendentes e alunos, Aragaki não deixou nenhum estilo formalizado. Seu legado está espalhado pelos diversos estilos modernos de Karate e de Kobudo, a maioria deles criados pelos mestres acima mencionados e ou por seus discípulos diretos.
O To-de ensinado por Aragaki foi aprendido, desenvolvido e ensinado a partir das lições obtidas com mestres chineses de artes marciais. Não se sabe ao certo com quem ele treinou efetivamente, alguns autores associam seus ensinamentos ao estilo Luohan-quan (punhos do Arhat/monge). O único mestre chinês associado diretamente a Aragaki foi Waishinzan, que era um famoso mestre de Quan-fa em Fuzhou, na China.
Além de suas habilidades com as “mãos vazias”, que geraram os Kata Sochin, Niseishi e Unshu, Aragaki também foi um excelente mestre de armas tradicionais de Okinawa, deixando como herança alguns Kata de Bo-jutsu e Sai-jutsu, entre os quais se podem mencionar Aragaki no kon, Aragaki no sai e Sesoku no kon.
Muito pouca documentação sobre o To-de foi preservada com o passar do tempo. A cerca de Aragaki há um registro escrito, um cronograma, sobre a realização de uma demonstração realizada durante a visita de embaixador chinês a Okinawa, em Shuri, capital da ilha no período, que foi concretizada em 24 de março de 1867, onde o mestre demonstrou técnicas com e sem armas, bem como o Kata Seisan.
Aragaki faleceu em 1918, na cidade de Naha, Okinawa, Japão.
—————–
Referências:
Shitoryu Karate Canada. Seisho Aragaki. Disponível em: http://shitokai.ca. Acesso em: 26 de agosto de 2017.
Sensei Tanzadeh Shitoryu Karate Cyber Academy. Seisho Aragaki. Disponível em: http://shitokai.com. Acesso em: 26 de agosto de 2017.